Serviço Cívico pronto para reconstrução de Cabo Delgado

Serviço Cívico pronto para reconstrução de Cabo Delgado

 

O Serviço Cívico de Moçambique está pronto para contribuir activamente na reconstrução das infra-estruturas destruídas pelos terroristas, nas aldeias e vilas de alguns distritos da província de Cabo Delgado.

A prontidão foi afirmada pelo Major – general, Ezequiel Muianga, Comandante do Serviço Cívico de Moçambique, durante o encerramento do 8º Curso de Formação Profissional de Prestadores, que teve lugar no Centro de Instrução de formação de Chingodzi, na província de Tete.

“ O Serviço Cívico de Moçambique recebeu o desafio de dar o seu contributo para limpeza e a reabilitação de infra-estruturas destruídas pela acção de terroristas na província de Cabo delgado. Como Serviço Cívico de Moçambique e lado a lado com os nossos parceiros, estamos prontos para dar o contributo necessário para devolver a normalidade para a vidas das populações afectadas pelo terrorismo”.

Durante vários meses os prestadores aprenderam matérias viradas ao saber fazer prático nas áreas de construção-civil, canalização, carpintaria, electricidade instaladora, pintura, serralharia, refrigeração, mecânica-auto, culinária e agro-pecuária, conferindo ao sector de defesa, capacidade de resolver vários problemas relacionados às respectivas áreas de formação sem a necessidade de intervenção de mão-de-obra externa.

Entretanto, além de participar directamente na reedificação das infra-estruturas destruídas pelos terroristas, que neste momento encontra-se sob total controlo das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, Ezequiel Muianga exortou os prestadores recentemente formados a encarrar valores de solidariedade para com as populações afectadas pelo terrorismo, disciplina e entrega ao trabalho que, associados a formação obtida garantem a prontidão necessária para esta nobre missão.

Por sua vez, os prestadores formados acreditam que com os conhecimentos técnicos adquiridos durante a formação, aliados aos valores patrióticos aprendidos, a vontade de ajudar o próximo e participar directamente no desenvolvimento das populações afectadas e da província de Cabo delgado esta será uma missão a ser cumprida com zelo e dedicação.


Imprimir   Email