𝐒𝐞𝐫𝐯𝐢𝐜̧𝐨𝐬 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐀𝐃𝐌 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐜𝐭𝐚𝐦 𝐚𝐜𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨𝐬 𝐛𝐞𝐧𝐞𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬

𝐒𝐞𝐫𝐯𝐢𝐜̧𝐨𝐬 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚𝐬 𝐅𝐀𝐃𝐌 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐜𝐭𝐚𝐦 𝐚𝐜𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨𝐬 𝐛𝐞𝐧𝐞𝐟𝐢𝐜𝐢𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬

 

𝑂𝑠 𝑆𝑒𝑟𝑣𝑖𝑐̧𝑜𝑠 𝑆𝑜𝑐𝑖𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑎𝑠 𝐹𝑜𝑟𝑐̧𝑎𝑠 𝐴𝑟𝑚𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝐷𝑒𝑓𝑒𝑠𝑎 𝑑𝑒 𝑀𝑜𝑐̧𝑎𝑚𝑏𝑖𝑞𝑢𝑒 𝑆𝑆𝐹𝐴𝐷𝑀) 𝑟𝑒𝑢𝑛𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑎 𝑉𝐼 𝑆𝑒𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑂𝑟𝑑𝑖𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑠𝑠𝑒𝑚𝑏𝑙𝑒𝑖𝑎 𝐺𝑒𝑟𝑎𝑙 𝑂𝑟𝑑𝑖𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑎 27 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑟𝑐̧𝑜, 𝑛𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑀𝑎𝑝𝑢𝑡𝑜, 𝑑𝑒𝑏𝑎𝑡𝑒𝑟𝑎𝑚 𝑎 𝑞𝑢𝑜𝑡𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 1% 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑜 𝑠𝑎𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑏𝑎𝑠𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑏𝑒𝑛𝑒𝑓𝑖𝑐𝑖𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠 𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑟 𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑡𝑒𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑎 𝑓𝑜𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑎 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑖𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑔𝑢𝑙𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑜 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑐𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠𝑎, 𝑏𝑒𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑜 𝑎𝑝𝑜𝑖𝑜 𝑎𝑠 𝑚𝑎̃𝑒𝑠 𝑙𝑎𝑡𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑒𝑐𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑣𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑚𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜

Para os participantes, a aprovação destes projectos vão melhorar a acção dos SSFADM na assistência social e económica complementar aos membros das Forças Armadas e aos funcionários e contratados do Ministério da Defesa Nacional e na elevação e manutenção de um estado de espirito, de dignidade e de socialização dos seus membros.

Aquando da sua criação em 2008, os SSFADM tinham em manga como benefícios sociais dos membros três áreas prioritárias, nomeadamente, educação dos membros e seus dependentes, saúde e assistência fúnebre em caso de morte. Até 2012, estavam em marcha vários projectos para garantir a suas sustentabilidades tais como, a transformação da messe da Força Aérea sita na Av. 24 de Julho, na baixa da Cidade de Maputo, em hotel de três estrelas. Nos últimos anos muitos projectos foram impactados, negativamente, por conta da Covid-19 que paralisou diversos projectos económicos e sociais incluindo da área de educação onde os SSFADM operam.

Dirigidos pelo Brigadeiro Albino Manjate, os SSFADM actualmente contam com um total de 1238 membros efectivos sendo que para a sua adesão é voluntária bastando manifestar vontade de interesse, mediante o preenchimento de um formulário de identificação civil ou militar, devendo conter a descrição do seu agregado familiar.

Os SSFADM foram criados Decreto 44­/08, de 4 de Novembro, com objectivo de proporcionar a satisfação complementar de necessidade de necessidades de ordem económica, social e cultural aos membros das FADM e aos funcionários e contratados do Ministério da Defesa Nacional.

 


Imprimir   Email