Sector da Defesa sem casos positivos da Covid-19

Previous Next

O Ministério da Defesa Nacional (MDN) e as unidades das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), em todo país, não registaram nenhum caso da covid-19 nas últimas semanas.

Por consequência disso, os centros de isolamento criados em alguns quartéis da zona sul, centro e norte, para receber doentes com casos positivos, em estado crítico, encontram-se completamente vazios.

Este feito deve-se à colaboração massiva dos militares e funcionários do Sector de Defesa que seguiram à risca as medidas de prevenção contra a doença durante o período em que o país apresentou dados alarmantes.

As campanhas de vacinação, o uso correto das máscaras, do álcool em gel e a lavagem das mãos, bem como as testagens frequentes são exemplos de algumas medidas de prevenção que fizeram parte da estratégia de combate à pandemia definidas pela Direcção Nacional de Saúde Militar do MDN.

Estas informações foram tornadas públicas esta semana, em Maputo pela Diretora Nacional de Saúde Militar no Ministério da Defesa Nacional, Águeda Gomes Duarte.

De acordo com Águeda Duarte, o Sector da Defesa tem o apoio do Ministério da Saúde nas campanhas de vacinação, facto que contribuiu para a redução de novos casos e infeções graves.

Esta actividade rumo ao combate da pandemia continua, principalmente a de testagem, sendo esta feita apenas aos pacientes com alguma sintomatologia.

Para evitar futuras contaminações, decorre actualmente, em algumas unidades militares da zona norte do país, o processo da dose de reforço, que é praticamente a terceira fase de vacinação.

Águeda Duarte apela a continuação da observância das medidas de prevenção e a adesão às campanhas de vacinação contra esta pandemia.


Imprimir   Email