MDN visita Europa para reforço de cooperação no domínio de defesa

Previous Next

Cristóvão Chume, efectuou de 13 a 21 de Março, visitas de trabalho ao Reino Unido e a República Francesa

O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, efectuou de 13 a 21 de Março, visitas de trabalho à europa, tendo escalado, sucessivamente, o Reino Unido e a República Francesa, com objectivo de reforçar as relações de cooperação com Moçambique no domínio de defesa e segurança.

No Reino Unido, Cristóvão Chume acompanhado pelo Alto Comissário Britânico em Moçambique, NneNne Iwuji e de quadros do Ministério da Defesa Nacional, manteve conversações com o Ministro das Forças Armadas daquele país daquele europeu, James Heappey e o Ministro das exportações Mike Freer.

Durante o encontro os dirigentes debateram sobre parcerias no sector da defesa e as oportunidades para reforçar os laços comerciais e investimentos, mas o momento serviu também, para James Heappey apresentar condolências pela perda de vidas humanas e destruição de bens causada pelo ciclone Gombe e destacou o apoio do Reino Unido, com 1.8 milhão de libras esterlinas, para ajudar as autoridades moçambicanas a responderem de forma eficaz as necessidades humanitárias urgentes.

Nesta deslocação ao Reino Unido, Cristóvão Chume conheceu o evento oficial de segurança global do executivo Britânico, “Security and Policing”, que se dedica a fornecer formas inovadoras e integradas de soluções de segurança através governo, industria e academia.

Chume foi ainda convidado de honra na mesa redonda da Chathan House, onde informou as empresas Britânicas interessadas em operar em Moçambique sobre a actual situação de segurança em Cabo Delgado, apresentando a abordagem estratégica do governo para combater o terrorismo.

O Ministro da Defesa Nacional renovou o seu empenho em modernizar e reformar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e manifestou a sua vontade de continuar a aprofundar as relações comerciais, de defesa e segurança entre Moçambique e o Reino Unido na promoção dos valores comuns, como membros da Commonwealth.

Na República francesa, o titular da pasta de Defesa de Moçambique manteve conversações com a Ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly com quem abordou questões de cooperação bilateral na área de Defesa.

O titular da pasta de defesa nacional visitou ainda a Feira Mundial de Turismo em Paris onde parabenizou ao Pavilhão de Moçambique representado pelo Município de Quelimane. 


Imprimir   Email