Pela defesa da soberania e integridade territorial

Previous Next

FADM abatem vinte terroristas, mas também assistem, humanamente, aos capturados

Num combate que durou três dias (15-17 de Março de 2022), as Forças Armadas Defesa de Moçambique (FADM) abateram vinte terroristas, na Ilha de Matemo, distrito do Ibo, em Cabo Delgado, tendo assistido, também, humanamente, a um insurgente capturado e ferido no abdómen e resgatada uma jovem de dezoito anos de idade. O insurgente ferido teve os primeiros socorros no terreno, prestados pela equipa de saúde das FADM, assim como e uma jovem de 18 anos resgatada, receberam alimentos, uma vez que passavam fome onde a base de alimentação era peixe e côco.

O Chefe do Estado-Maior General das FADM, Almirante Joaquim Mangrasse, deslocou-se, no dia 22 de Março do ano em curso, à Ilha de Matemo, para transmitir mensagem de encorajamento aos militares empenhados no Teatro Operacional Norte (TON) pela determinação e bravura demonstradas.

O Chefe do Estado-Maior General das FADM disse na ocasião que “as baixas que o inimigo teve aqui são significativas, mas nós não vamos perder o nosso foco, que é criar segurança no nosso país, respeitando os direitos humanos”.

O Almirante Joaquim Mangrasse instou as FADM a continuarem firmes na defesa da integridade territorial, observando e respeitando sempre os direitos humanos.

Na mesma senda o Comandante da força posicionada na Ilha de Matemo, Amisse Momede, garantiu a operacionalidade do contingente ali estacionado.

Durante os confrontos que incluíram as forças dos ramos das FADM, nomeadamente, Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra, foi destruído o acampamento dos terroristas e suas embarcações uma vez que se faziam passar de pescadores naquela ilha, enquanto transportavam mantimentos e material bélico paras as suas incursões contra a população indefesa.

 


Imprimir   Email