Missão da SAMIM termina com avanços significativos no combate ao terrorismo em Cabo Delgado

Previous Next

 

A Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM) chegou oficialmente ao fim em Cabo Delgado com avanços significativos no combate ao terrorismo.
Durante o período de operações militares, iniciado em Julho de 2021, a missão teve como principal objectivo combater grupos extremistas que têm semeado terror e instabilidade naquela província nortenha do país.
Para o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, que dirigiu a cerimónia oficial de encerramento da Missão no país, a operacionalização da força da SAMIM revelou-se um enorme complemento às acções incansáveis das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, oferecendo maior robustez à missão de perseguição e eliminação de terroristas no campo de batalha.
A destruição das bases dos terroristas, a redução dos ataques, o retorno ao normal funcionamento das instituições públicas e privadas, a retoma do desenvolvimento das actividades económicas, a livre circulação de pessoas e bens, o retorno gradual das populações às suas zonas de origem e a melhoria significativa da situação de segurança em geral, são alguns dos avanços positivos que contaram com a contribuição da SAMIM, durante o período em que esteve em vigor.
Cristóvão Chume afirmou que estes resultados que consubstanciam o sucesso alcançado no combate ao terrorismo, conferiram à SAMIM um papel de destaque na abordagem da ameaça representada pelo terrorismo na região, e os progressos são, ao mesmo tempo, uma vitória da SADC, que se inscreve no espírito de irmandade e de ajuda mútua entre os países da região.
“A Missão da SADC em Moçambique conferiu maior robustez à integração regional da SADC, particularmente no âmbito da defesa e segurança, enriquecendo cada vez mais a história e o papel da nossa organização regional. A este respeito, revela-se como um exemplo para o continente africano e não só, concebida como um mecanismo estratégico regional sob a perspectiva de solução africana para os problemas africanos,” acrescentou o dirigente.
Aproveitou ainda a ocasião para reiterar os agradecimentos do povo moçambicano a todos os países irmãos da SADC, aos países contribuintes com tropa e ao secretariado da SADC pelo apoio incomensurável no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.
Lembrando que a Missão da SADC em Moçambique foi destacada na sequência da decisão da Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC realizada em Maputo, em 23 de Junho de 2021, como resposta regional de apoio à República de Moçambique no combate aos ataques terroristas e ao extremismo violento em alguns distritos da província de Cabo Delgado.

Imprimir   Email