Acreditação de novos Adidos de Defesa aprofunda relações bilaterais
O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, disse hoje, 13 de Setembro de 2024, em Maputo, que a acreditação de novos Adidos de Defesa marca uma etapa fundamental no aprofundamento das relações bilaterais no domínio de defesa.
Chume que falava no acto de acreditação de 4 novos Adidos de Defesa e na abertura da reunião anual com Adidos acreditados no país, apontou que o papel dos mesmos vai além de uma função diplomática.
“Vós sois os nossos interlocutores directos, facilitadores de cooperação estratégica e agentes de coordenação entre as nossas Forças Armadas e as dos países que representam”, disse Chume.
Para o Ministro da Defesa Nacional a presença dos novos Adidos de Defesa representa um novo impulso nas nossas relações, e há confianca de que, através do seu trabalho, se consiga dinamizar ainda mais a troca de informações estratégicas, fortalecer a cooperação no combate ao terrorismo e consolidar a paz e a segurança em Moçambique e na região.
Os novos Adidos de Defesa hoje acreditados são: Tenente-Coronel Placide Mutabazi, da República do Ruanda, Capitão de Fragata Fernando Sendao, da França e Tenente-Coronel Louis Cascino e Subtenente Ben Moller, ambos dos Estados Unidos da América, Adido de Defesa Adjunto dos Estados Unidos da América.
Referindo-se a XVI Reunião Anual com os Adidos de Defesa Acreditados em Mocambique Cristovão Chume disse que esta é uma plataforma estratégica consolidada e oferece aos países a oportunidade de partilhar informações e experiências sobre os desafios emergentes que afectam a segurança global e regional.
“Vivemos num momento crítico da história, marcado por conflitos que ameaçam a paz e a estabilidade global. As guerras entre a Rússia e a Ucrânia, as crises no Médio Oriente, e os conflitos armados no Congo, Sudão, Somália e Nigéria, além de instabilidades políticas em diversas partes do mundo, são exemplos claros dos desafios que enfrentamos”, frisou Chume.