Saúde Mental é mais que ausência de transtorno

Saúde Mental é mais que ausência de transtorno

A Saúde Mental é mais abrangente do que a mera ausência de um transtorno psiquiátrico e, de uma maneira geral, está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.

Esta é a constatação do Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, quando falava hoje, 12 de Setembro de 2024, em Maputo, na cerimónia de abertura do I Simpósio de Saúde Mental no Sector de Defesa.

“É nosso entendimento cristalizado de que, a Saúde Mental é uma componente integrante e essencial da Saúde Militar e do bem-estar que potencia as nossas capacidades individuais e colectivas para tomar decisões, construir relações, prestar com eficiência e eficácia as nossas funções sectoriais e moldar a sociedade em que vivemos”, disse Chume.

O titular da pasta de Defesa Nacional acrescentou que, para melhor compreender e aprimorar a Saúde Mental e traçar prioridade institucional revelou-se essencial realizar este Simpósio, que se pretende, que termine elaborando subsídios, que irão conformar o Plano de Acção de Saúde Mental do subsistema de Saúde Militar.

É do entendimento geral que, de entre vários, os fenómenos sociais tais como crise económica, surtos de doenças, emergências humanitárias, deslocações forçadas, conflitos armados, crise climática, afectam a saúde mental, quer dos militares, quer da sociedade em geral.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.

O quadro regulatório sanitário nacional e internacional, a estratégia e plano de acção para área de saúde mental, entre outras, desafiam o Sector de Defesa, a empenhar capacidades aplicáveis ​​à saúde mental, que vão desde a investigação, vigilância e conhecimentos médicos até activos de rápida implantação para logística, transporte e segurança na prevenção e controlo dos factores de risco de doença mental.

O evento de dois dias que decorre sob o lema: “A Importância da Saúde Mental no Contexto da Defesa Nacional: Contributos para Elaboração do Plano de Acção”, está inserido no âmbito das Comemorações dos 60 anos do Desencadeamento da Luta Armada de Libertação Nacional e Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

 

 


Imprimir   Email