MDN, UNICEF e EUTM celebram o “Dia da Mão Vermelha”
O Ministério da Defesa Nacional, juntamente com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM) organizaram, quarta-feira, 20 de Março, na Escola Primária Completa Avenida das FPLM, em Maputo, um evento de celebração do Dia Internacional da Mão Vermelha ou Dia Internacional Contra o Uso de Crianças Soldados.
A iniciativa serviu como um lembrete do impacto devastador que os conflitos armados têm nas vidas das crianças em todo o mundo, mas também reforçou a importância da educação e do ambiente seguro para o desenvolvimento saudável das crianças, mesmo em contexto de conflito.
Durante a cerimónia foram realizadas palestras de educativas sobre os direitos das crianças, bem como, sobre a sensibilização e prevenção do recrutamento e uso de crianças em conflitos armados.
O Dia Internacional da Mão Vermelha, em inglês Red Handy Day, celebrado anualmente no dia 12 de fevereiro, desde 2002, é uma iniciativa global destinada a chamar a atenção para o recrutamento e uso de crianças envolvidas em conflitos armados como soldados, uma prática condenável que contraria os direitos humanos fundamentais.
A data serve como um apelo aos líderes políticos e à comunidade internacional, para que tomem medidas concretas para reprimir o recrutamento e uso de crianças em conflitos armados e para promover apoio às crianças associadas à grupos ou forças armadas.