Força Aérea firme na defesa do espaço aéreo nacional
Após visitar o Ramo do Exército, o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, prosseguiu, esta quinta-feira, 05 de Setembro, a visita de trabalho ao Ramo da Força Aérea de Moçambique (FAM), onde encorajou os militares a manterem-se resilientes nas diversas missões que vêm desempenhando na vigilância do espaço aéreo nacional e no seu papel estratégico no Teatro Operacional Norte (TON), onde as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) combatem o terrorismo.
A Força Aérea de Moçambique tem desempenhado um papel fundamental nas operações militares, proporcionando apoio às forças terrestres, tanto em acções combativas como no transporte logístico.
A sua contribuição tem sido determinante para a eficácia das operações, particularmente no norte do país, onde as ameaças à segurança nacional são mais prementes, avançou Cristóvão Chume, que mostrou-se satisfeito com desempenho do ramo em vários aspectos organizacionais.
Por sua vez, o Major-General Cândido Tirano, comandante da Força Aérea de Moçambique, assegurou que a instituição continuará a garantir o aprontamento e a utilização eficiente das suas forças e meios em todo o território nacional e, especialmente, no TON, de forma a assegurar a soberania do espaço aéreo moçambicano.
A FAM tem como missão preparar, empregar e manter as forças e meios necessários para garantir a defesa, o controlo e a vigilância do espaço aéreo nacional.