𝐃𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚, 𝐔𝐍𝐈𝐂𝐄𝐅 𝐞 𝐥𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐃𝐞𝐥𝐥𝐚𝐢𝐫𝐞 𝐫𝐞𝐧𝐨𝐯𝐚𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐜𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐧𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐞𝐜𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐜𝐫𝐢𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐥𝐨𝐜𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐥𝐢𝐭𝐨 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐝𝐨

Previous Next

 

A protecção da criança nos teatros operacionais continua no topo das prioridades do governo de Moçambique e de organizações da sociedade civil que actuam no país. Neste contexto, o Ministério da Defesa Nacional, UNICEF e Instituto Dellaire renovaram esta segunda-feira, 17 de junho, em Maputo, o memorando de entendimento que estabelece a base legal para a execução de acções concorrentes para a protecção da criança em locais de conflito armado.
Com a renovação dos laços, as três organizações vão continuar a trabalhar juntas na formação de militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) em matérias inerentes à protecção dos Direitos Humanos da Criança, evitando o seu recrutamento para as fileiras dos terroristas ou outras situações que consubstanciem na violação dos seus direitos.
Para o Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, é expectativa do Sector de Defesa que o documento rubricado aprimore a estratégia de protecção à criança em situação de conflitos armados, particularmente contra as acções terroristas.
Por sua vez, a Representante do UNICEF em Moçambique, Maria Luisa Fornara, e Sara Nicholls, Alta Comissária do Canadá, que testemunharam o momento solene, garantiram continuar a trabalhar em colaboração com o Sector de Defesa, através de formações, partilha de experiência e informação para continuar a evitar que as crianças tenham os seus direitos violados.
Durante os dois anos de vigência do anterior Memorando foi possível capacitar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, num total de 1327 militares.

Imprimir   Email