SADC avalia lições aprendidas da SAMIM para segurança regional
O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, presidiu, nesta quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, na Cidade de Maputo, a cerimónia de abertura da “Conferência sobre as lições aprendidas para o futuro: Prevenção de Conflitos e Consolidação da Paz na região da SADC”, organizada pela Direcção do Órgão para Assuntos de Política, Defesa e Segurança da SADC.
O encontro, que tem a duração de dois dias e que conta com a participação de peritos e membros do secretariado da SADC e da SAMIM, académicos regionais, membros da sociedade civil nacional e regional, organizações de ajuda humanitária, entre outros, tem em vista retirar ensinamentos para o futuro da experiência adquirida através da SAMIM, sobretudo no seu contexto operacional e nas suas experiências para a busca de informações sobre os aspectos relevantes da arquitectura regional de paz e segurança de uma forma mais abrangente, como as políticas, instituições, operações e integração.
As recomendações para o futuro devem considerar as tendências em evolução dos desafios de segurança na região, tirando lições das causas profundas e da dinâmica do conflito em Cabo Delgado.
Pretende-se, concretamente, fazer um balanço do estado da paz e da segurança na região, examinar as diferentes capacidades da SADC para gerir conflitos e construir a paz através de um estudo de caso, e identificar estratégias para fazer avançar a causa da paz e da segurança na região — como base fundamental da integração e do desenvolvimento regionais.
O resultado esperado do exercício é a produção de um compêndio de lições aprendidas com componentes que se debruçam sobre os principais pilares da arquitectura de paz e segurança da SADC.
O documento incluirá conclusões e recomendações gerais para a atenção dos Estados membros da SADC e de outros actores regionais.