Moçambique e Índia reforçam parcerias com foco na modernização da Marinha Moçambicana

Previous Next

 

Moçambique e Índia tencionam reforçar a cooperação na área de defesa, com olhos postos para a modernização da Marinha de Guerra de Moçambique, e, consequentemente, contribuir para o combate ao terrorismo na província de Cabo delgado.

O desejo dos dois países foi manifestado durante o encontro tido no dia 4 de Maio corrente, entre o Ministro da Defesa Nacional moçambicano, Cristóvão Chume e o Vice Conselheiro Nacional de Segurança da República da Índia, Vikram Misri, em Maputo.

As discussões técnicas para a efectivação dos pontos arrolados em Maputo, vão decorrer na próxima sessão da Comissão Conjunta de Defesa que terá lugar na India, onde se espera resultados satisfatórios.

O combate contra o terrorismo, na região norte foi um dos temas debatidos no encontro entre as duas partes. A India tem interesse em contribuir nos esforços para o combate e erradicação do terrorismo, na província de Cabo Delgado, através da segurança marítima.

A cooperação entre Moçambique e Índia no sector da defesa, remonta desde os tempos passados, sendo que nos últimos anos, aquele país asiático tem sido o parceiro certo na formação de quadros militares moçambicanos na área naval.

 


Imprimir   Email