MDN e ICSI assinam memorando de entendimento

MDN e ICSI assinam memorando de entendimento

O Ministério da Defesa Nacional (MDN) e o Instituto de Ciências de Saúde de Infulene (ICSI) assinaram, nesta terça-feira, 20 de Agosto de 2024, na Cidade de Maputo, um memorando de entendimento.

Trata-se de um acto que visa formar estudantes de nível médio inicial, promoção e especialização dos técnicos do MDN em matéria de saúde, assim como apoiar a supervisão e acompanhamento de aulas práticas e estágios dos estudantes do ICSI nas unidades sanitárias do MDN.

De acordo com o Secretário Permanente do MDN, Casimiro Mueio, a iniciativa surge devido a necessidade do Sector de Defesa de adequar os serviços de saúde militar à actual dinâmica de segurança sanitária nacional e internacional, tornando-os mais próximos, não só dos militares, como também da comunidade.

Por seu turno, a Diretora do ICSI, Sizaquel Timana, o instituto vai assegurar o processo de ensino e aprendizagem, supervisão e acompanhamento dos estudantes ao longo das actividades e participar na direcção dos serviços, assim como conceder vagas de diversos cursos de nível medio inicial, promoção e especialização, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MISAU) para o MDN.

De referir que numa primeira fase, os profissionais do Sector de Defesa vão se beneficiar da formação nas áreas de anestesia, cuidados intensivos, instrumentação, psiquiatria e saúde mental.


Imprimir   Email