O Ministério da Defesa Nacional (MDN) instruiu aos oficiais superiores, recėm promovidos, a se tornarem quadros inspiradores, capazes de contribuir activamente para o fortalencimento da coesão interna e elevação da moral da tropa, bem como consolidar uma cultura institucional assente na disciplina e profissionalismo.

A instruçao foi dada, nesta sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026, na cidade de Maputo, na cerimónia de patenteamento de oficiais a patentes de Major e Capitão-Tenente.

Trata-se, nomeadamente, dos capitães Sérgio Rovissene; Gerson Carvalho e Nelson Rodolfo, promovidos ao posto de Major e 1º Tenete Jacinto Rungo, promovido ao posto de Capitão-Tenente.

De acordo com o Brigadeiro Anastácio Barassa, Director Nacional de Política de Defesa no Ministério da Defesa Nacional, quem dirigiu a cermónia, a promoção nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) significa assumir uma responsabilidade acrescida perante a instituição, aos subordinados, bem como a nação, daí que se exige maior maturidade, elevado sentido de responsabilidade, espírito de ininciativa e capacidade de decisão, especialmente num contexto em que os desafios à segurança e à defesa nacional se apresentam cada vez mais complexos e, sobretudo, demandam do maior sentido de amor à Pátria e entrega abnegada.

Portanto, os novos oficiais superiores devem actuar com integridade, justiça e com respeito aos valores republicanos que orientam o Estado moçambicano.