O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, desafiou esta segunda-feira, 11 de Agosto de 2025, o novo Comandante do Serviço Cívico de Moçambique (SCM), Major-General Tiago Alberto Nampele, a transformar as unidades produtivas da instituição em entidades com gestão empresarial, capazes de competir no mercado e gerar lucro, reduzindo assim, dependência ao Orçamento do Estado.
Falando na cerimónia de entrega de pastas, realizada em Maputo, Chume destacou que a missão do SCM deve continuar a centrar-se na formação integral da juventude moçambicana, mas integrada a uma abordagem mais orientada para resultados económicos.
O governante agradeceu o trabalho do comandante cessante, Major-General Ezequiel Muianga, cuja liderança considerou firme, visionária e patriótica, sublinhando a consolidação do SCM como espaço de formação profissional, cívica e patriótica.
Cristóvão Chume destacou também a importância de reforçar parcerias com instituições congéneres de países como a Tanzânia e a Zâmbia, que já avançaram na gestão profissional das suas unidades, bem como de fortalecer o papel do SCM na produção alimentar e no desenvolvimento da indústria de defesa no país.
Na mesma cerimónia, foi patenteado o Brigadeiro José Domingos Benjamim Canamala, nomeado Comandante do Centro Regional de Treinamento em Manutenção de Apoio à Paz da SADC. Para Cristóvão Chume, esta designação representa o reconhecimento das suas qualidades profissionais e militares e a confiança que a SADC deposita nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique.


