O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS) fez hoje, 29 de Julho de 2025, mudanças que se inserem no processo de reestruturação e transformação das FDS, com enfoque no reajustamento do planeamento estratégico-operacional, melhoria das condições de trabalho, promoção da disciplina institucional e combate à corrupção.
No quadro das nomeações ao nível das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Messias Niposso foi promovido ao posto de Tenente-General e empossado para o cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior General das FADM. O Major-General Isac Muianga, que exercia funções de Comandante do Serviço Cívico de Moçambique (SCM), passa agora a desempenhar as funções de Inspector das FADM.
André Rafael Mahunguane, até então Chefe do Estado-Maior da Casa Militar, foi promovido do posto de Brigadeiro para Major-General, assumindo agora as funções de Comandante do Exército.
Foram igualmente promovidos ao posto de Brigadeiro os coronéis Elias Mataruca, Pedro Chaúque, Tomás Ponha e José Benjamim Canamala. Mataruca, Chaúque e Ponha assumem a direcção dos Departamentos de Logística, Finanças e do Estado-Maior do Ramo do Exército, respectivamente. Canamala passa a exercer funções na SADC.
No mesmo acto, Tiago Alberto Nampele foi nomeado Comandante do Serviço Cívico de Moçambique, em substituição de Isac Muianga, com a missão de consolidar o papel estratégico do Serviço Cívico na matriz do desenvolvimento nacional, particularmente na formação do capital humano, produção agrária e apoio técnico-administrativo às instituições e comunidades.
O Chefe do Estado conferiu ainda posse a oficiais recentemente promovidos da Polícia da República de Moçambique (PRM) e do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), como parte do reforço da estrutura superior das Forças de Defesa e Segurança.