Teresa Taimo lança “A Mulher na Defesa da Pátria”

Previous Next

 

A escritora militar das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Teresa Taimo lançou em Maputo, dia 5 de Dezembro corrente, a sua mais recente obra literária intitulada “A Mulher na Defesa da Pátria”.

Neste livro, a autora faz avaliação a participação da mulher na guerra, desde a génese da criação do Destacamento Feminino em tempo da Luta Armada de Libertação Nacional até os tempos actuais, em que esta (mulher) vem se destacando em actividades combativas de luta contra o terrorismo que afecta alguns distritos da região norte do país, com destaque para alguns distritos da província de Cabo Delgado.

Na obra, para além de contar sua história nas FADM, Teresa Taimo fala da questão inconsciente do patriarcado na divisão de tarefas entre homens e mulheres, mas também do triunfo de mulheres que desafiaram as normas de género e souberam aproveitar os ventos de mudanças no sector para vencerem nas fileiras e no teatro operacional. 

Taímo enfatiza que a participação das mulheres em missões combativas não se baseia no simples cumprimento da agenda política, mas na necessidade destas se unir em torno de uma causa colectiva que é a defesa da soberania e do povo moçambicano.

Autora sublinha a importância da participação da mulher na defesa da pátria, e realça que, várias mulheres são destacadas para o Teatro Operacional Norte (TON), em Cabo Delgado e estas têm se destacado pelo seu bom desempenho.

Neste ensaio, as mulheres são encoradas na defesa a não fazer da maternidade um meio para sua exclusão nas actividades combativas, pelo que, defende que as mulheres são fortes e corajosas e devem contribuir na luta contra o terrorismo.

Salientar que Teresa Taimo é oficial do Exército ostentando a patente de Alferes, investigadora em Estudos de História Militar e cultura de Moçambique. Este é o quarto livro da autora, depois de lançar nos anos transactos  a obra “O Regresso do Descontente” romance em volta de mitos e disciplina Militar, “A Refugiada” crônica sobre os anseios do soldado nos Teatros Operacionais, e “Zumberani – O Espirito do Soldado Combatente” sobre Canções Militares e sua génese.

 

 

 


Imprimir   Email