SCM e AgZ firmam parceria para melhorar capacidade na produção

SCM e AgZ firmam parceria para melhorar capacidade na produção

Os Serviços Cívicos de Moçambique, força Paramilitar que tem como objectivo principal dotar os jovens em idade de obrigações militares, de competências e valores culturais para contribuírem positivamente para o crescimento do país e a Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze.

Os Serviços Cívicos de Moçambique, força Paramilitar que tem como objectivo principal dotar os jovens em idade de obrigações militares, de competências e valores culturais para contribuírem positivamente para o crescimento do país e a Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, ou simplesmente Agência do Zambeze, assinaram na ultima terça-feira, 14 de Julho, um memorando de entendimento com objectivo de melhorar a capacidade de produção nas unidades militares dos Serviços Cívicos espalhados pelo país.

Com esta parceria a Agência do Zambeze, instituto publico tutelado pelo Ministério da Economia e Finanças, com a missão de assegurar a eficácia e a eficiência no desenvolvimento da parte nacional da bacia hidrográfica do Vale do Rio Zambeze, vai equipar as unidades dos Serviços Cívicos com maquinaria de produção agrícola de ponta, insumos e formação de jovens prestadores em diversas áreas de produção.

Para Roberto Mito Albino, Director Geral da Agência do Zambeze, a formação e capacitação de jovens que já dominam os valores da educação cívico e patriótico é importante para o futuro do país, dai que esta é uma oportunidade de capacitar uma nova geração de empreendedores rurais.

Acrescentando, Roberto Albino desafiou o Comando dos Serviços Cívicos a expandir o projecto aos jovens das comunidades onde se localizam as zonas de produção.

Por outro lado, o Major – General Eugénio Mussa, Comandante dos Serviços Cívicos de Moçambique, disse que este suporte em equipamento e formação dos prestadores cívicos vai melhorar a capacidade de produção das unidades militares, em qualidade e quantidade. Na ocasião o General garantiu também um uso responsável dos equipamentos e insumos regalados para a produção.

Referir que das várias unidades de produção em todo o país, a unidade de produção de Chingozi, na província de Tete, que este ano prevê colher mais de 50 toneladas de arroz, localiza-se na parte nacional da bacia hidrográfica do Vale do Rio Zambeze.

Fonte: Notícias de Defesa

Imprimir