No sector de defesa, “O lugar da mulher é onde ela quiser”.

No sector de defesa, “O lugar da mulher é onde ela quiser”.

O Secretário Permanente do Ministério da Defesa Nacional, Casimiro Mueio diz que no sector da defesa a mulher tem a mesma importância que o homem, ocupando cargos que ela quiser desde que tenha competência para tal.
Os pronunciamentos foram feitos durante as celebrações do dia da mulher moçambicana.

Comemora-se no dia 7 de Abril, de todos os anos, o dia da Mulher Moçambicana.O Ministério da Defesa Nacional celebrou a efeméride sob o Lema: “Mulheres na liderança, contribuindo para um futuro de igualdade num mundo com a covid-19”.

A cerimónia, que contou com a participação de várias mulheres do sector, foi dirigida pelo Secretário Permanente, Casimiro Mueio.

Na ocasião, o dirigente reafirmou o comprometimento deste pelouro na promoção dos direitos e reconhecimento da mulher, pois neste sector, o homem e a mulher têm a mesma importância.“Deste modo, o sector de defesa não hesitará em nomear mulheres para cargos de chefia, pois o lugar da mulher é onde ela quiser, desde que tenha competência”, disse Mueio.

A cerimónia contou com a participação da Académica EgnaSidumo, investigadora e docente da Universidade Joaquim Chissano, que brindou os presentes com uma palestra sobre o papel das mulheres no combate ao terrorismo.

O Dia da Mulher Moçambicana é um feriado oficial em Moçambique, celebrado a 7 de Abril, aniversário da morte de Josina Machel, esposado primeiro presidente de Moçambiqueindependente. Josina, que se juntou à Luta Armada de Libertação Nacional ainda jovem, é considerada uma heroína de Moçambique.

Imprimir