Moçambique e Zâmbia debatem Defesa e Segurança
Moçambique e Zâmbia, dois países da áfrica austral que partilham a mesma fronteira, iniciaram esta segunda-feira, 14 de Novembro, em Lusaka, capital da Zâmbia, a 11ª Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança (CCPDS).
A reunião que envolve todas as áreas aplicadas a defesa, segurança e proteção de zonas ambientais, visa identificar novas estratégias para responder aos desafios atuais que surgem na luta contra os crimes transfronteiriços, aperfeiçoar os instrumentos de colaboração e avaliar o nível de implementação dos acordos da 10ª Sessão realizada em 2018, na vila turística de Bilene, província de Gaza, nas áreas de Defesa, Segurança Pública e Segurança do Estado.
O encontro ministerial, que terá lugar no próximo dia 16 de novembro, é antecedido por reunião de peritos, onde especialistas das áreas de Defesa, Segurança Pública e Segurança do Estado e protecção das zonas ambientais dos dois países reúnem em comissões especializadas para debater sobre os desafios atuais de suas áreas e delinear estratégias que visam melhorar a cooperação e a segurança entre os dois países.
A cerimónia de abertura da reunião especializada envolvendo peritos de Defesa, Segurança Pública e Segurança do Estado, foi co-presidida pelo Secretário da Defesa da República da Zâmbia, Normam Chipakupaku e pelo Secretário Permanente do Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, Casimiro Mueio.
Casimiro Mueio, prevê que a reunião de Peritos traga subsídios valiosos e que concorram a formulação de propostas que serão aprovadas durante a reunião ministerial da presente Sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança e que as sessões de trabalho desta natureza tenham continuidade periódica para garantir a troca de experiências, identificação de novas áreas de cooperação e fortalecimento da relação bilateral, contributo para a estabilidade política e económica dos dois países e, por extensão, de todos os países da nossa região Austral de África, a SADC.
Para o dirigente moçambicano, este encontro irá impulsionar a cooperação bilateral, aprofundar o conhecimento recíproco entre ambas as partes e melhorar a coordenação das acções entre as instituições de defesa e segurança dos dois países.
Por sua vez, o Secretário Permanente do Ministério da Defesa da Zâmbia, Norman Chipakupaku, acredita que esta reunião vai aprofundar o relacionamento e cooperação nas áreas de defesa e segurança dos dois países irmãos, com laços de amizade histórica que duram desde os tempos de luta armada.
A reunião de peritos tem a duração de dois dias, 14 e 15 de novembro, e antecede a Reunião Ministerial a ser realizada no dia 16 de novembro, co-presidida pelo Ministro da Defesa da Zâmbia, Ambrose Lwiji Lufuma e pelo Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Cristóvão Artur Chume.