MDN satisfeito com Realizações do CAE-CPLP

MDN satisfeito com Realizações do CAE-CPLP
O Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, visitou, na sexta-feira (08 de Outubro de 2021) as instalações do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP), localizado na Cidade de Maputo, Moçambique, para se inteirar sobre o seu funcionamento.
 
Na ocasião, o Ministro da Defesa Nacional, mostrou-se satisfeito pelo trabalho e iniciativas levadas a cabo pela organização, que visam melhorar a cooperação em pesquisas e difusão de conhecimento no domínio da estratégia entre os países membros.
Das varias iniciativas levadas a cabo pela organização destaca-se a construção de uma biblioteca especializada em matérias de estratégia, defesa e segurança, sendo a primeira especializada em assuntos similares em Moçambique, bem como o projecto de Rede Estratégica do CAE que interligará os diversos órgãos e institutos de pesquisam matérias de defesa e segurança.
 
O “Espaço CPLP”, uma sala multidisciplinar, com capacidade para receber até 60 pessoas, confortavelmente, com apoio de projecção, de videoconferência e acesso a internet, lançado em agosto do ano em curso, foi outro empreendimento da organização que agradou o dirigente do pelouro da defesa.
 
Na visão de Jaime Neto, o “Espaço CPLP” vai contribuir para que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa alcance vários objectivos, tais como a concertação político-diplomática, cooperação em todos domínios, promoção e difusão da língua portuguesa e a cooperação económica empresarial.
 
O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, abreviadamente designado por CAE/CPLP, é um Órgão da componente de Defesa da CPLP, responsável pela pesquisa, pelo estudo e pela difusão de conhecimentos, no domínio da Estratégia, com interesse para os objectivos da Comunidade.

Imprimir   Email