MDN deve reestruturar hospitais militares

Previous Next

 

O Ministério da Defesa Nacional (MDN) deve, no âmbito do seu pilar de Saúde Militar, continuar com o processo de reestruturação dos hospitais militares de Maputo e Nampula e do posto médico de Matacuane, na cidade da Beira.

Esta é uma das orientações dadas pelo Filipe Jacinto Nyusi, Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), durante a cerimónia de abertura do XXIII Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional, no dia 21 de Novembro de 2022, em Maputo.

Nyusi disse ainda que nesse mesmo sentido, o MDN deve, em coordenação com o Ministério da Saúde, edificar um hospital militar com características de um hospital distrital em Moeda, na província de Cabo Delgado.

Um hospital distrital constitui o segundo nível de atendimento de pacientes. Está dotado de consultas externas, bloco operatório, serviços de urgências, maternidade, laboratório, farmácia, banco de sangue, radiologia, morgue bem como serviços administrativos. Pode ter especialidades como cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, clínica geral e pediatria.

O MDN deve ainda continuar a incrementar o número de médicos e enfermeiros militares.

O Comandante-Chefe frisou a necessidade de reforçar o escrutínio no processo de recrutamento de jovens para as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e para o Serviço Cívico de Moçambique (SCM), de forma a prevenir a incorporação de indivíduos com agendas alheias.

Filipe Nyusi manifestou a sua preocupação em relação à corrupção e recomendou a eliminação de seus focos no processo de recrutamento militar, dada a possibilidade desta servir de veículo para a incorporação de agentes do inimigo.

O Comandante-Chefe recomenda ao MDN a prosseguir com a promoção da educação cívico-patriótica, não apenas no sector de defesa, mas acima de tudo na sociedade, partilhando experiência sobre a nobreza da defesa da pátria, através de palestras e/ou de meios audiovisuais.

Sob o lema: “Sector de Defesa engajado na prevenção e no combate à quaisquer formas de agressão à pátria”, o XXIII Conselho Coordenador do MDN tinha como objectivos analisar o grau de implementação das decisões da última reunião e traçar perspectivas de acção para o próximo ano.

O XXIII Conselho Coordenador do Ministério da Defesa Nacional, teve lugar em Maputo de 21 a 24 de Novembro cuja a cerimónia de abertura contou com a presença de membros do governo da República de Moçambique, antigos dirigentes do pelou de Defesa, oficiais generais das FDS, Superiores, Sargentos e Praças, entre outros convidados.

 

 

 


Imprimir   Email