No âmbito da excursão que os Adidos Militares acreditados em Moçambique realizam nas províncias da zona centro do país, concretamente nas províncias de Tete, Manica e Sofala, visitaram esta terça-feira, 11 de Junho, a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), localizada na Vila de Songo, em Tete.
Na ocasião, os diplomatas militares mostraram-se impressionados com o funcionamento do “orgulho de Moçambique”, como é também conhecida a empresa que é um dos maiores contribuintes para o crescimento e desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.
O objectivo da visita foi proporcionar aos adidos uma compreensão aprofundada do processo de produção de energia que alimenta Moçambique e alguns da África Austral.
Durante a visita, os diplomatas militares puderam observar de perto o complexo processo de produção de energia eléctrica, desde a captação de água até à transformação em energia que é posteriormente distribuída para diversas regiões.
Os adidos militares elogiaram a gestão e manutenção das infra-estruturas da barragem, bem como a eficiência e capacidade de produção da hidroelétrica, que desempenha um papel crucial na estabilidade energética da região.
Para amanhã, quarta-feira, está prevista uma visita à Unidade Produtiva de Tsangano, do Serviço Cívico de Moçambique