Jovens nascidos no ano de 2005, ou seja, que este ano completam 18 anos de idade até o mês de Dezembro, são chamados a aderir de forma massiva a Campanha de Recenseamento Militar referente ao ano de 2023, que iniciou no dia três de Janeiro com o término previsto para o dia 28 de Fevereiro.
A exortação foi feita pelo Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, durante a cerimónia de lançamento da Vigésima Sexta Campanha de Recenseamento Militar-2023, que teve lugar no Distrito de Malema, província de Nampula.
Cristóvão Chume, que acredita que o sucesso da presente campanha de Recenseamento Militar só será possível com o envolvimento de todos actores da sociedade, apelou aos jovens moçambicanos a afluir em massa às mesas de recenseamento, pois, segundo o dirigente, para além de representar a exaltação do patriotismo e da moçambicanidade, este acto é importante para a tramitação de diversos processos administrativos de interesse da juventude.
“Não esperem que venham cidadãos de outras nações para defender a nossa soberania e integridade territorial, porque o país é nosso. Sob o risco de hipotecarmos o futuro da nossa pátria, cuja independência foi conquistada com muito sacrifício. Vós sois a continuidade desta nação, assim como outras gerações que vos antecederam o fizeram. Por isso, assumam a vanguarda deste processo. “disse Chume.
Para o ano de 2023, o Ministério da Defesa Nacional programou recensear em todo o território, 221.141 mancebos de ambos sexos, abrangendo todos os cidadãos nascidos no ano de 2005, bem como aqueles que não puderam fazê-lo em anos anteriores por diversas razões.
Para lograr tal êxito, o Ministro da Defesa Nacional solicitou o apoio das autoridades locais, religiosas, instituições de ensino, aos pais e encarregados de educação, para agirem como agentes de educação cívico-patriótica e mobilizadores de jovens para aderirem ao Recenseamento Militar, mas também desafiou os Centros Provinciais de Recrutamento e Mobilização a trabalharem no sentido de alcançar e superar as metas programadas, em estreita colaboração com todos órgãos e parceiros que permitem a divulgação e massificação deste processo.
Cristóvão Chume que recentemente visitou o Teatro Operacional Norte (TON), na província de Cabo Delgado, conversou com os militares sobre o processo de Recenseamento Militar em curso, e estes, por sua vez, encorajaram a participação massiva de todos indivíduos elegíveis na presente campanha de Recenseamento Militar, para que o país possa reforçar a componente militar de defesa nacional.